Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Receita Federal encerra nova fase da Operação Corrosão em Minas Gerais

    Foram efetuados lançamentos tributários superiores a R$ 139 milhões.

    Publicado por Receita Federal
    há 6 anos

    A equipe de fiscalização da Divisão de Fiscalização da Superintendência da Receita Federal em Minas Gerais concluiu uma nova fase da "Operação Corrosão", efetuando lançamentos tributários superiores a R$ 139 milhões, além de responsabilizar 16 pessoas física e jurídica pelo crédito tributário e representar criminalmente 10 pessoas envolvidas no esquema de sonegaçãofiscal.

    A operação iniciou-se na Delegacia da Receita Federal de São Bernardo do Campo-SP, com o objetivo de investigar uma extensa organização criminosa especializada na constituição e movimentação de empresas noteiras que atuam no ramo da fabricação e comercialização de metais. Sediadas em vários estados da Federação, as empresas agem como "noteiras" para fabricação de créditos tributários fictícios.

    Durante a fase da operação realizada em Minas Gerais foram investigadas 20 empresas dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, com a constatação de diversas fraudes fiscais como: lançamentos criados para redução da base de cálculo do Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL); manutenção de Passivo Contábil Fictício; transferências de recursos a destinatários não identificados; apropriação de créditos de compras de mercadorias de empresas inexistentes, apropriação de créditos tributários fictícios do Programa de Integracao Social (PIS) e da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS). Para o cometimento das infrações fiscais citadas e, em tese, dos crimes contra a ordem tributária, a organização se valeu da criação de diversas empresas de fachada, sem existência no mundo real e compostas por sócios-laranjas. Durante as investigações foram realizadas várias diligências para apuração de irregularidades nas empresas envolvidas, inclusive em 10 comunidades da cidade do Rio de Janeiro.

    A operação é acompanhada pelo Núcleo Criminal do Ministério Público Federal em Minas Gerais.

    • Publicações3251
    • Seguidores392991
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações33
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/receita-federal-encerra-nova-fase-da-operacao-corrosao-em-minas-gerais/524974768

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)