Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Alfândega da Receita Federal no Porto de Paranaguá realiza a maior apreensão de mercadorias contrafeitas e com falsa declaração de conteúdo de sua história

    Essa grande apreensão de produtos contrafeitos está em curso na Alfândega de Paranaguá. A abertura do último dos 13 contêineres será efetuado na próxima terça-feira, dia 8 de agosto, às 10 horas, na presença da imprensa

    Publicado por Receita Federal
    há 7 anos

    Em uma grande operação de fiscalização, foram selecionados diversos contêineres provenientes da China, e que tinham como destino final o Porto de Itaguaí, no Rio de Janeiro.

    A operação foi deflagrada após constatação de uma operação marítima não usual. Um grande número de contêineres com destino ao Rio de Janeiro desembarcado em Paranaguá, para posterior envio ao porto final.

    Ao todo foram apreendidos 13 contêineres com irregularidades. Dentre as irregularidades, foram constatadas mercadorias com falsa declaração de conteúdo, casos em que a mercadoria declarada na documentação não corresponde com a importada, e também mercadorias contrafeitas de diversas marcas.

    Em alguns contêineres, a mercadoria foi declarada como sendo bolsas e mochilas, mas, ao se realizar a inspeção física, constatou-se que se tratava de toneladas de vestuários (vestidos, blusas, casacos, etc). Em outros casos, a declaração foi de baterias para celular, quando na realidade se tratava de aparelhos de celular completos.

    Nos casos de falsa declaração de conteúdo, também foram encontrados milhares de brinquedos não declarados e contrafeitos, sem o devido licenciamento do INMETRO. Situação como esta pode colocar em risco o consumidor final dessas mercadorias, em razão da baixa qualidade e da ausência de controle sobre os materiais utilizados na sua fabricação.

    Até o presente momento ainda não foi concluída a contagem das mercadorias apreendidas, mas sabe-se que são mais do que 130 toneladas de mercadorias dentre vestuário, brinquedos, relógios, mochilas infantis, fones de ouvido, aparelhos de barbear elétrico, aparelhos celulares e diversos outros itens eletrônicos, em sua maioria contrafeitos.

    As mercadorias falsificadas, após o trâmite processual, serão destruídas. As demais mercadorias serão destinadas para doação, ou leiloadas em futuro próximo. Os responsáveis pelas infrações serão alvo de representações fiscais para fins penais e responderão pelo crime de contrabando.

    A chefia da Alfândega da Receita Federal no Porto de Paranaguá prestará atendimento à imprensa, dia 8 de agosto, às 10 horas. Os interessados poderão se dirigir ao Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), na Av. Portuária, s/nº,

    Outras informações poderão ser obtidas pelo telefone (41) 3420-4746.

    • Publicações3251
    • Seguidores392987
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações101
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/alfandega-da-receita-federal-no-porto-de-paranagua-realiza-a-maior-apreensao-de-mercadorias-contrafeitas-e-com-falsa-declaracao-de-conteudo-de-sua-historia/485494786

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)