Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Secretário da Receita Federal participa de audiência pública no Senado sobre o Sistema Tributário Nacional

    A Comissão de Assuntos Econômicos realizou nesta terça-feira(9/5) a primeira audiência pública do grupo de trabalho criado para fazer um diagnóstico dos problemas do sistema tributário nacional que podem atrapalhar o desenvolvimento do país

    Publicado por Receita Federal
    há 7 anos

    O secretário da Receita Federal, auditor-fiscal Jorge Rachid, fez uma avaliação do sistema tributário nacional e do desempenho da administração tributária. Apresentou uma série histórica da carga tributária desde 2002. Também comentou sobre o imposto de renda pessoa física, o desempenho da arrecadação federal desde 2008 e a evolução do gasto tributário.

    Rachid também apresentou alguns pontos que geram assimetrias e fragmentação do Sistema, como os parcelamentos especiais. Foram quatro grandes parcelamentos do ano de 2000 para cá que influenciaram negativamente a arrecadação, porque o número de liquidação do acordo é muito pequeno, as isenções tributárias, foi outro ponto. Atualmente são quase 900 projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional que tratam de isenção e regimes diferenciados e favorecidos.

    O aperfeiçoamento do Sistema foi destacado pelo secretário, com a apresentação dos projetos e programas em andamento e já implementados pela Receita Federal. Entre eles, a proposta de reformulação do PIS/COFINS sobre a receita e importação, em discussão desde 2015. "Há uma necessidade muito forte de proceder um ajuste na tributação sobre o consumo, especialmente no campo federal" disse Rachid. Ele complementou dizendo que é importante a unificação da legislação e a simplificação da apuração do tributo.

    Outro destaque foi a redução de obrigações tributárias acessórias. Segundo o secretário essas obrigações hoje são basicamente a nota fiscal de mercadorias e a nota fiscal de serviços. Disseque nesse ponto a escrituração contábil fiscal digital é importante, tudo depositado num único ambiente para que todos os entes, Receita Federal, Estados e Municípios e outros agentes fiscalizadores possam ter acesso. "Acredito que com essa redução de obrigações acessórias haverá, também, uma redução efetiva do custo Brasil", afirmou o secretário.

    Segundo Rachid, o e-Social, iniciado em 2015 para os empregadores domésticos e agora avançando para os demais contribuintes, vai eliminar um número expressivos de declarações.

    Na competitividade do Comércio Exterior, Jorge Rachid falou sobre o Portal Único Comércio Exterior, que ganhou o módulo exportação recentemente. Disse que o Portal reduz o tempo de procedimentos relacionados a importação e exportação: "A expansão do Operador Econômico Autorizado, que vai dar celeridade às operações mercantis internacionais, reduz o tempo do desembaraço aduaneiro e por último a harmonização da legislação tributária e aduaneira com as práticas internacionais, como exemplo o Acordo de Facilitação do Comércio que foi ratificado e aprovado pelo Congresso Nacional há dois meses".

    Após a apresentação o secretário respondeu a perguntas feitas pelos senadores.

    Acesse aqui a apresentação do secretário

    • Publicações3251
    • Seguidores392986
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações28
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/secretario-da-receita-federal-participa-de-audiencia-publica-no-senado-sobre-o-sistema-tributario-nacional/456107301

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)