Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Brasil se destaca em operação internacional coordenada pela Organização Mundial das Aduanas

    Atuação conjunta da Receita Federal e da Polícia Federal no aeroporto de Guarulhos resultou em 13 apreensões de entorpecentes e divisas

    Publicado por Receita Federal
    há 8 anos

    Entre os dias 5 e 13 de dezembro, alfândegas de 33 países ao redor do mundo, incluindo o Brasil, participaram da Operação Cocair V, coordenada pela Organização Mundial das Aduanas (OMA), com a colaboração e suporte da Interpol e da ONU, que tinha como objetivo principal combater o tráfico de cocaína e outras drogas.

    A Operação Mundial foi considerada sucesso pela OMA, tendo em vista o expressivo número de países participantes, aeroportos envolvidos e de apreensões registradas – por volta de 75 em todo o mundo.

    Aqui no Brasil, o aeroporto internacional de São Paulo foi o único do país a participar da Cocair V e obteve um resultado expressivo. Durante os dias de operação, a força-tarefa da Receita Federal e da Polícia Federal no aeroporto de Guarulhos realizou 13 apreensões de entorpecentes (39,59 kg no total), a maioria cocaína, e divisas provenientes do tráfico (730 mil euros no total), além de enviar cinco alertas de passageiros para outras aduanas que foram realmente detidos em outros países traficando entorpecentes.

    Com esse resultado, o Brasil foi o país que realizou o maior número de apreensões entre todos os países envolvidos na operação, graças ao auxílio das novas ferramentas implantadas pela Receita Federal e pela Polícia Federal nos últimos anos e à troca de informação de outras aduanas internacionais. A participação brasileira na Cocair V foi elogiada pela OMA e pelos países que integraram a operação.

    Mais informações serão fornecidas à imprensa nesta sexta-feira (18/12), às 10 horas da manhã, no Auditório da Alfândega de Guarulhos, no aeroporto internacional de São Paulo.
    Endereço: rodovia Hélio Smidt, s/n, Terminal de Cargas, setor 2, edifício 2.
    Pedimos que os interessados em obterem imagens tragam pen drives.

    • Publicações3251
    • Seguidores392986
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações49
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/brasil-se-destaca-em-operacao-internacional-coordenada-pela-organizacao-mundial-das-aduanas/269100389

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)