Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    OPERAÇÃO 13 de Maio - Receita Federal, Polícia Federal e Controladoria Geral da União desarticulam organização criminosa suspeita de praticar desvio de recursos públicos da União.

    Publicado por Receita Federal
    há 10 anos

    A Receita Federal (RFB), a Polícia Federal e a Controladoria Geral da União deflagraram hoje (13) a Operação 13 de Maio, com o objetivo de combater organização criminosa suspeita de desviar recursos públicos da União em prefeituras municipais na Bahia. Estimativas iniciais apontam que pelo menos R$ 30 milhões foram desviados em 20 cidades baianas.

    Os órgãos envolvidos apuram os indícios da prática de diversos crimes, como: improbidade administrativa, fraude à licitação, crime de responsabilidade de Prefeito Municipal, peculato, uso de documento falso, organização criminosa, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e crimes contra ordem tributária e previdenciária.

    Estão sendo cumpridos 29 mandados de prisão e 83 mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados, nas empresas supostamente ligadas à organização criminosa e nas prefeituras. A Justiça Federal também decretou a suspensão do exercício de função pública e o seqüestro de bens, incluindo veículos, embarcações, jóias, valores em espécie e o bloqueio de recursos financeiros dos suspeitos.

    Participam da operação cerca de 45 servidores da Receita Federal, 400 policiais federais e 45 servidores da CGU. As ações ocorrem simultaneamente em 26 municípios da Bahia, além de Aracaju/SE e Brasília/DF.

    As investigações identificaram indícios de esquema de desvio de recursos da União, especialmente aqueles provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB, que eram repassados às Prefeituras de 20 municípios baianos. O grupo utilizava empresas de fachada e laranjas contratados para a realização de serviços de engenharia, de transporte escolar e realização de eventos sociais.

    O Superintendente da Receita Federal na Bahia participará de entrevista coletiva às 10:30h no auditório da Superintendência da Polícia Federal em Salvador, onde serão repassadas outras informações relativas à Operação 13 de Maio.

    • Publicações3251
    • Seguidores392989
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações62
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/operacao-13-de-maio-receita-federal-policia-federal-e-controladoria-geral-da-uniao-desarticulam-organizacao-criminosa-suspeita-de-praticar-desvio-de-recursos-publicos-da-uniao/118688631

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)